Música, Apropriação e Citacionismo

[dropcap]A[/dropcap] partir da invenção da imprensa e das primeiras edições impressas em música, em meados do século XVIII, a profissionalização de editoras e a sua especialização em editoração de partituras tornam-se naturais. Anteriormente, o próprio compositor era responsável pela produção das cópias de suas obras e pela distribuição delas. Johann Sebastian Bach, por exemplo, além […]

O Pianista positivo – como o fluxo traz paixão para a prática e a performance

Resumo: O presente artigo é uma tradução para português do original em inglês do Professor Thomas J. Parente da Rider University (NJ – EUA) publicado na revista Clavier Companion (2015) Vol. 7, No. 1, pp. 50-53 e tem como objetivo demonstrar a importância da aplicação da teoria do flow do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi no […]

O educador musical em projetos culturais

[dropcap]E[/dropcap]m 2007, iniciei meu estágio pedagógico para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, na Escola Estadual Governador Milton Campos (mais conhecida como Estadual Central), em Belo Horizonte. Projetada por Oscar Niemeyer, o Estadual Central está entre as escolas mais bem avaliadas do estado de Minas Gerais. Formou a elite cultural e empresarial de […]

Villa-Lobos e a Educação Musical

[dropcap]D[/dropcap]otado de grande poder de observação e criatividade ímpar, Villa-Lobos sempre soube, ao longo da vida, construir as ferramentas necessárias às suas necessidades. Nosso maior compositor e um dos educadores musicais de maior projeção no país foi homem com poucos antecedentes escolares, praticamente um autodidata. Quando retornou da Europa, em 1930, ele percebeu, com clareza, […]

Para ver a banda passar

[dropcap]M[/dropcap]uitos músicos importantes do nosso país fizeram seus primeiros estudos em bandas musicais de cidades interioranas. Tal fato, quantitativamente comprovável também entre os atuais estudantes de música universitários, sinaliza a relevância dessas instituições seculares, não só como guardiãs de uma cultura musical, mas, ainda, como verdadeiras escolas livres de música. Na história da música mineira, […]

Franz List – 200 anos de nascimento

[dropcap]F[/dropcap]ilho de um músico da orquestra do Príncipe Nicolau II Esterházy, Liszt estudou com alguns dos melhores professores da época: Carl Czerny, Antônio Salieri, Ferdinando Paër e Anton Reicha. Amigo íntimo de Chopin, Berlioz, Wagner, Schumann e Mendelssohn, Liszt não foi apenas o maior pianista do século XIX como, também, um excelente regente e um […]

Don Juan e Till Eulenspiegel

[dropcap]A[/dropcap] imagem estereotipada que geralmente se faz da música romântica – vinculada necessariamente à figura e à vida do artista e resultado de um transbordamento individual de sua alma, sublimado em obras confessionais, que lhe expressam os sentimentos e estados psicológicos pessoais – geralmente acaba por eclipsar as grandes conquistas que a própria linguagem musical […]

Piano.Pérolas – múltiplas ações em prol da pedagogia do piano no Brasil

[dropcap]C[/dropcap]ena 1: Agosto de 2014, aula de piano do curso de Música da UFSJ. Sugiro à minha aluna que ouça uma nova peça brasileira para o seu repertório do semestre e me ofereço para lhe emprestar um CD na aula seguinte. Prontamente ela responde: “Não precisa, vou ouvir no YouTube!”. Cena 2: Na semana seguinte, […]

Método Suzuki de flauta doce – uma breve introdução

[dropcap]O[/dropcap] Método Suzuki é uma maneira de estudar um instrumento musical inspirada no processo de ensino e aprendizagem da língua materna. Shinichi Suzuki (1898-1998) foi um violinista e professor que estudou e aplicou, desde 1930, essa abordagem  com crianças muito pequenas. Estima-se hoje que sejam mais de 250.000 crianças em todo o mundo, crescendo com […]