Como vender partituras online?

Cadastre seu e-mail para receber todas as novidades do site.


Ganhar em dólar vendendo partituras online é uma boa maneira dos músicos aumentarem seus ganhos e obter uma renda extra.

Por essa razão, vender partituras online é uma excelente maneira de aumentar as fontes de receita, sem aumentar a carga horária com aulas.

Em outras palavras, diversificar as fontes de receita é algo especialmente importante para os músicos, uma vez que uma grande parcela deles obtém sua renda exclusivamente de aulas e cursos.

A seguir, vamos analisar como obter renda extra vendendo partituras online.

Quais as vantagens de vender partituras online?

A venda de partituras online é uma forma de renda passiva. Ou seja: você irá trabalhar apenas uma vez, e continuará ganhando dinheiro sem a necessidade de continuar trabalhando no mesmo projeto.

Vantagens de vender partituras online:

  • Não é necessário interromper suas aulas para produzir as partituras;
  • É possível trabalhar de qualquer lugar do mundo;
  • Seus ganhos serão em dólar e/ou euro;
  • A mesma partitura pode ser vendida em diferentes plataformas;
  • Não há limites de unidades vendidas.

O que é preciso para vender partituras online?

Em primeiro lugar, você precisará de conhecimentos musicais e de um software de notação musical, assim como:

  • Saber leitura e teoria musical;
  • Escolher um software editor de partituras (veja a lista de softwares abaixo);
  • Conhecer técnicas de editoração de partituras.

Quais softwares de notação musical usar?

Finale: o Finale é, sobretudo, um dos mais antigos softwares profissionais de notação musical. Em primeiro lugar, ele é um software completo, com uma grande quantidade de recursos e que permite realizar trabalhos complexos. Contudo, ele não é fácil de operar.

Sibelius: o Sibelius, assim como o Finale, é um dos mais antigos softwares profissionais de notação musical. Criado pelos irmãos finlandeses Ben e Jonathan Finn, o Sibelius se destaca por ser altamente intuitivo e com uma curva de aprendizado rápida. Além disso, ele possui todos os recursos para você produzir partituras profissionais.

Dorico: Bem como o Finale e o Sibelius, o Dorico é um poderoso software de notação musical. Acima de tudo, deve-se considerar que ele é um software recente (foi lançado em 2016), e foi criado pela antiga equipe do Sibelius. A primeira vista, ele se parece com os demais, mas o Dorico é revolucionário! Em primeiro lugar, destaco os incríveis recursos de editoração, tais como páginas mestres e fluxos.

MuseScore: o MuseScore, assim como os demais, é um dos mais populares do mundo. O programa conta com muitos recursos para a edição de partituras. Todavia, ele não é tão completo como os demais, mas ainda assim é uma excelente opção para começar.

Plataformas para vender partituras online

schore exchange
As plataformas digitais são a melhor alternativa para vender partituras online. Por meio delas é possível disponibilizar suas partituras para todo o mundo, administrar seu acervo e receber os pagamentos. (Reprodução: Score Exchange).

Agora que você escolheu o software de notação musical, é hora de vender sua partitura. Vamos analisar duas plataformas de vendas de partituras online.

Sheet Music Plus

O site Sheet Music Plus é uma das maiores plataformas para a venda de partituras. Ao oferecer sua partitura através dele, você terá acesso a consumidores de todo o mundo.

Como funciona?

Você ganhará uma comissão de 50% por todas as vendas de composições originais e arranjos de domínio público e 10% sobre as vendas de arranjos de músicas protegidas por direitos autorais.

As comissões são pagas no prazo de 30 dias após o final de cada mês. Porém, você terá que acumular o mínimo de $ 10 (necessário para receber o pagamento via vale-presente Sheet Music Plus), ou o mínimo de $ 20 para receber o pagamento via PayPal ou o mínimo de $ 50 necessário para pagamento por cheque.

Todas as comissões são calculadas e pagas em dólares americanos. Você pode escolher o pagamento via cheque, PayPal ou vale-presente da Sheet Music Plus.

Score Exchenge

O Score Exchange é outro marketplace bem conhecido de venda de partituras online. Assim como o Sheet Music Plus, o site oferece a oportunidade de vender partituras para todo o mundo.

Como Funciona?

Após se cadastrar como vendedor, basta subir suas partituras em PDF para a plataforma. Importante: faça uma boa descrição em inglês da partitura, pois a maioria dos clientes serão de fora do Brasil.

As comissões da plataforma variam de 55% (45% para o usuário), a 15% (85% para o usuário) sobre valor de venda de cada partitura. Porém, para ficar com 85% do preço de venda é preciso vender a partir de $5.000 por mês. Os pagamentos na Score Exchange também são feitos em dólar.

Conclusão

Este artigo é o primeiro passo para você começar a vender suas partituras pela internet. É importante ressaltar que a maior parte dos seus clientes serão de fora do Brasil.

Portanto, você não conseguirá fazer muitas vendas se focar em músicas folclóricas brasileiras, por exemplo. Sendo assim, é importante pesquisar nos sites quais os gêneros e estilos musicais mais buscados pelos usuários.