Método Suzuki de flauta doce: uma breve introdução

O Método Suzuki é uma maneira de estudar um instrumento musical inspirada no processo de ensino e aprendizagem da língua materna. Shinichi Suzuki (1898-1998) foi um violinista e professor que estudou e aplicou, desde 1930, essa abordagem com crianças muito pequenas.

Estima-se hoje que sejam mais de 250.000 crianças em todo o mundo, crescendo com a música e através da música, vivendo uma experiência única através de diferentes instrumentos musicais.

O Método Suzuki também é conhecido como Método da Língua Materna ou Método da Educação do Talento. A abordagem é ensinar passo a passo, como as crianças aprendem a falar seu idioma nativo.

Elas são inseridas em um ambiente positivo e rico em estímulos para aprender o instrumento. Os pais não duvidam de que seu filho fale fluentemente seu idioma assim como não o fazem em relação à aprendizagem musical.

O método é pautado, portanto, na filosofia de que todas as crianças são capazes de aprender, de que elas nascem com um potencial maravilhoso que pode transformar-se em um bom talento, se for devidamente nutrido.

Os professores Suzuki acreditam que excelentes resultados são fruto de um estudo cuidadoso e consistente, de um trabalho intenso, e não de um “talento” inato.

O Método Suzuki para flauta doce

Em 1975, Katherine White, flautista e oboísta americana, foi ao Japão para o Talent Education Institute em Matsumoto, para aprender com o Dr. Suzuki e o Sr. Toshio Takahashi. Desde então, Katherine elaborou a abordagem da língua materna para a flauta doce e treinou muitos professores que estabeleceram programas Suzuki de flauta doce com sucesso em todo o mundo, como em Taiwan, Austrália, Europa e todas as Américas.

Alunos Suzuki de flauta doce:

  • ouvem, diariamente, o repertório que irão aprender assim como ouvimos o nosso idioma para depois reproduzi-lo. O repertório (passo a passo) Suzuki de flauta doce é o vocabulário para conhecer o universo do instrumento e aprender sua técnica. Esse exemplo musical foi gravado pela flautista Marion Verbruggen com baixo contínuo, utilizando o temperamento Vallotti.
  • praticam “apenas nos dias em que comem” o vocabulário passo a passo. Suzuki dizia (de uma maneira bem humorada) que para conquistarmos a habilidade de tocar um instrumento musical é necessário praticarmos o nosso instrumento não todos os dias, mas apenas nos dias em que comemos. Ou seja, o vocabulário passo a passo é a técnica do instrumento apresentada aos alunos de maneira gradativa, sempre através da música, introduzida lentamente e praticada com muitas repetições. Como dizia o Dr. Suzuki, “talento é a habilidade mais 10.000 repetições!”.
  • tocam com um lindo som. Desde a primeira aula, o aluno Suzuki aprende tudo o que é de fato importante e indispensável para a prática musical. Um lindo som é a nossa prioridade. Como dizia o Dr. Suzuki, “lindo coração, lindo som!”.
  • aprendem com os colegas. Nas aulas individuais, os professores respeitam o tempo de aprendizagem e a individualidade de cada aluno. Nas aulas em grupo, as crianças aprendem com os colegas, compartilham música e o amor pelo instrumento com os outros.

Eles ainda experienciam o sentimento de pertencimento, ou seja, de fazer parte de algo maior, a experiência da música em conjunto, uma vivência social.

  • tocam em público: nas aulas, em casa, em oportunidades criadas pelos professores, para que os alunos aprendam a compartilhar música com as pessoas e assim eles experimentam uma vivência artística e ganham autoconfiança. Como dizia Dr. Suzuki, “compartilhamos o presente da música!”.
  • possuem o estímulo positivo, a orientação e a companhia dos pais. Os pais participam das aulas e de todo o processo. Auxiliam a prática diária em casa e ajudam os professores a criar um ambiente musical favorável para o desenvolvimento das habilidades musicais da criança.

Assim como no processo de aquisição da língua materna, alunos Suzuki de flauta doce aprendem a ler música apenas após estarem fluentes na técnica básica do instrumento. Assim como na fala, é prioridade no processo o desenvolvimento da percepção auditiva e da memória.

Contudo, a aprendizagem da leitura musical no Método Suzuki também é introduzida lentamente, de forma gradativa passo a passo, até que os alunos se tornem excelentes leitores.

Outra característica importante é que o Método Suzuki de flauta doce pode ser utilizado com crianças muito pequenas. No Brasil, quando os pais estão interessados, costumo iniciar com crianças de 3 ou 4 anos de idade.

Contudo, assim que a criança começa a soprar a vela de aniversário, ou tomar água com a ajuda de um canudo, já podemos iniciar a prática da flauta doce.

O curso de flauta doce Suzuki foi elaborado com um repertório básico, gradual, que está dividido em 12 livros. Nestes 12 livros, é contemplado o uso de dois instrumentos da família da flauta doce: flauta doce soprano e contralto.

Nos últimos livros do curso, 5, 6, 7 e 8, obras de alta literatura para a flauta doce são distribuídas para os dois instrumentos. A vivência de outros instrumentos da família da flauta doce assim como a experiência de diferentes estilos e peças para ensemble devem ser realizadas nas aulas em grupo.

Como as crianças e os pais compreendem o Método Suzuki

Para as crianças, aprender flauta doce pelo Método Suzuki é similar à maneira com a qual elas compreendem o mundo. As crianças se relacionam com a aprendizagem de uma maneira muito natural.

Dr. Suzuki percebeu a forma eficaz de como as crianças aprendem qualquer coisa e levou seriamente essa prática adiante com a educação musical.

Observar alunos Suzuki tocando flauta doce é, por muitas vezes, não compreender como eles conseguem apropriar-se da linguagem musical com tamanha naturalidade. No caso da flauta doce, é mágico como eles aprendem diferenças de estilo, ornamentação e improvisação por meio da experimentação.

É comum um aluno Suzuki aprender um ornamento novo e sair colocando o mesmo ornamento em todas as notas, como uma palavra nova que ele aprende em sua língua e precisa utilizá-la muitas vezes para poder incorporá-la ao seu vocabulário.

Para os pais, presenciar a aprendizagem musical do seu filho dessa maneira pode ser extremamente positivo ou incrivelmente desafiador. Como professora de flauta doce Suzuki no Brasil desde 1998 e como teacher trainer desde 2014, já tive inúmeras conversas com pais de alunos sobre esse assunto.

A experiência é positiva quando os pais estão abertos para observar como as crianças aprendem e também aprender com essa experiência. Dessa maneira, eles trabalham em conjunto com os professores na orientação das crianças.

Criam um ambiente musical favorável, praticam com as crianças em casa, incentivam e observam o progresso da criança em diversas áreas através da prática musical.

Eles desenvolvem um olhar holístico sobre o desenvolvimento infantil e participam ativamente do crescimento de seus filhos em diferentes aspectos, através do domínio de diferentes habilidades musicais e não musicais.

A experiência é desafiadora quando os pais percebem que as dificuldades que eles possam ter com seus filhos em casa aparecem também nas aulas de música. Ou seja, dificuldade para praticar o seu instrumento em casa pode ser também a mesma dificuldade para fazer as tarefas da escola, as tarefas da casa e desempenhar outras responsabilidades.

A dificuldade para falar ou para demonstrar suas ideias na experiência musical pode ser a mesma para expor opiniões ou sentimentos em situações do cotidiano. Sendo assim, algumas famílias podem desistir desse processo, como desistiriam de qualquer outro que demonstrasse os mesmos desafios.

Entretanto, os pais que persistem nos relatam, após alguns anos nessa experiência, que a oportunidade foi excelente para que todos tenham sido bem-sucedidos no completo domínio das diferentes habilidades.

Nesse processo de aprendizagem com a participação ativa dos pais, toda a família ganha em diferentes aspectos e habilidades. Contudo, o maior presente é a desculpa da música para que todos participem ativamente da vida e do crescimento de cada um dos envolvidos.

A conduta do professor Suzuki de flauta doce

Para os professores, o trabalho Suzuki é desafiador e muito, muito gratificante. Temos a responsabilidade de desenvolver em todas as crianças inúmeras habilidades através da prática musical.

Educar alunos e pais com todos os benefícios e desafios que possam existir nessa relação. Já tive pais que reclamaram do meu trabalho por ser muito profissional para eles. Ou seja, segundo eles, meu objetivo é que todos se tornem flautistas profissionais um dia.

Apesar de eles ficarem incomodados com isso e ser uma maneira interessante de descrever a qualidade do meu trabalho em relação às expectativas deles, esse não é o objetivo principal de um professor Suzuki, não deve ser.

Um professor Suzuki deve orientar o aluno na busca da conquista de uma habilidade, fazendo uso da música para que ele perceba o quão capaz ele é e que ele pode fazer qualquer coisa que desejar se fizer a escolha do método correto.

Um professor Suzuki deve ser um bom exemplo musical e como ser humano para os alunos. Como disse Suzuki, “Caráter primeiro, habilidade depois!”. Nossa tarefa como professor Suzuki, então, será tornar nossos alunos curiosos por aquilo por que somos apaixonados, a flauta doce, por exemplo.

O método Suzuki provou ser ideal para a educação musical em todos os sentidos, mas, em particular, em sua ênfase na escuta e na produção de um som bonito.

Por isso, é necessário que o professor interessado faça as capacitações no Método Suzuki e que tenha extremo cuidado com o seu nível de conhecimento e prática do instrumento.

Ao aprender a tocar flauta doce através de um processo natural, as crianças chegam a um alto nível de compreensão da linguagem musical, o qual exige muito mais daquele que está conduzindo o processo.

O Método Suzuki é tudo isto: saber o que de fato é importante para a prática musical e não perder tempo; conduzir o processo de maneira natural, passo a passo; proporcionar um ambiente solidário e favorável para a prática musical; nutrir os alunos de bons exemplos; tornar qualquer experiência em uma experiência de aprendizagem positiva para o crescimento musical, intelectual e emocional.

Assim, toda criança pode desenvolver seu potencial total, falar sua língua nativa ou tocar um instrumento lindamente. Logo, todas as áreas de aprendizagem se beneficiarão ao aprender a tocar a flauta doce através do Método Suzuki.