Apps

Top aplicativos para educadores musicais

Aqui está uma breve lista de seis aplicativos para incluir a tecnologia nas aulas de músicas

por Leila Viss | Abr – Mai 2019

Flashnote Derby

Ajuda os alunos a dominarem o nome das notas na pauta. Temas coloridos e inteligentes os motivam a participarem de uma corrida. Quando respondem corretamente, o cavalo (ou um unicórnio ou uma nave espacial) assume a liderança. Se eles responderem incorretamente, ficam para trás. Entre os aplicativos de reconhecimento de notas disponíveis até o momento, este se destaca porque inclui vídeos instrucionais, contas individuais, capacidade de escolher apenas duas notas para treinar e é compatível com MIDI.

Quizlet

É um aplicativo de flashcards muito popular nas escolas americanas. Os professores podem criar seus próprios flashcards, atribuir aos alunos a capacidade de escrever os seus ou acessar milhares de flashcards de outros professores disponíveis on-line. Depois que os alunos os revisam, existem vários modos de aprendizado para os alunos construírem e testarem sua memória.

Tenuto

Oferece exercícios visuais e sonoros para notas, intervalos, escalas, armaduras de claves e acordes. Como ele apresenta exercícios personalizáveis que podem ser marcados e intitulados, o aplicativo serve para todos os níveis de aprendizagem.

O iReal Pro

Gera partituras com cifra e uma base de acompanhamento. Existem milhares de músicas disponíveis para download no fórum do aplicativo. Como permite que o usuário crie em qualquer estilo, é uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades de compreensão e criatividade.

Piano Maestro

Constrói e reforça as habilidades de leitura através da gamificação. À medida que canções bem conhecidas se movem na tela com um acompanhamento bem animado, os jogadores devem tocar a nota certa no tempo certo. Se não forem premiados com três estrelas de ouro, os jogadores devem repetir a música antes de seguirem em sua “jornada”.

Supermetronome Groovebox

Embora os professores possam recomendar aos alunos a aquisição de um metrônomo, eles muitas vezes evitam obter um por causa do seu tic tac torturante. Este aplicativo, por sua vez, apresenta grooves e estilos com subdivisões que atraem e mantêm os alunos no ritmo.

Menções honrosas

Camera , ForScore, AnyTune, Book Creator, Simply Piano, Decide Now, Musiclock, Piano Maestro e Incredibox. ♦


Leila Viss é professora de piano no Colorado (USA) e coordena o Piano Preparatory Program da Universidade de Denver. É autora do The iPad Piano Studio, organista e co-fundadora do site 88 Creative Keys com Bradley Sowash.


09 | Educador Musical