Carta ao leitor

Bem-vindo, educador musical!

por Roger Canesso | Abr – Mai 2019

Prezado leitor,

Você está lendo o primeiro número da revista “Educador Musical”, que tem como missão debater os grandes temas da educação musical. A cada edição, vamos publicar entrevistas, artigos e matérias especiais que vão cobrir vários temas da área. Foram muitos meses de trabalho (e retrabalho) até o fechamento desta edição, por isso deixo meus agradecimentos a Alexandre Dias, Aline Carneiro, Breeze Rosa, Ermelinda Paz, Fabricio di Paolo, Laura Longo, Leila Viss, Marisa Ramires, Mirka da Pieva, Patricia Mertzig, Pedro Lopes, Renata Pereira e Viviane Louro, que, por meio de suas colaborações, tornaram possível a realização deste projeto.

A revista “Educador Musical” se apresenta como uma publicação segmentada para os educadores musicais, na qual eles serão os protagonistas e poderão compartilhar suas ideias, projetos, o dia a dia na sala de aula, informar-se sobre a profissão e pensar o presente e o futuro da área. Por falar em futuro, a matéria de capa desta edição apresenta um dos mais importantes temas da educação musical no século XXI: o ensino de música pela internet. Para entender essa nova era, conversamos com educadores musicais que migraram para a internet e que estão fazendo da rede o seu principal ambiente de trabalho. Também publicamos artigos inéditos de Laura Longo, Mirka da Pieva e Glaucia Borges. Longo, pianista e educadora musical, aborda a improvisação e composição como recursos pedagógicos no ensino do piano; a também pianista e educadora musical Mirka da Pieva aborda a Gamificação no ensino da música e a violinista e educadora musical Glaucia Borges aborda sua pesquisa sobre o uso da música folclórica brasileira para instrumentos de cordas. Também conheceremos mais sobre Breeze Rosa e o seu trabalho com a musicalização infantil. A relação da música com outras áreas do conhecimento é abordada por Leila Viss e Viviane Louro. Viss indicou alguns aplicativos para incluir a tecnologia na sala de aula, a pianista e professora tem uma forte relação com a área; Louro falou sobre como a neurociência pode colaborar para o aprendizado musical. Ermelinda Paz, uma das mais importantes pesquisadores sobre educação musical do país, comenta seu recente trabalho, que resgatou canções brasileiras das décadas de 1940 a 1970. O silêncio como elemento musical é trabalhado no plano de aula elaborado pela professora Aline Carneiro. O pesquisador e pianista Alexandre Dias fala sobre o Instituto Piano Brasileiro, que possui um dos mais importantes acervos musicais do país. A flautista e professora Renata Pereira encerra a 1ª edição com um relato sobre a Maratona Suzuki de flauta doce de São Paulo.

Eu me despeço por aqui, fique na companhia dos nossos convidados, tenha uma ótima leitura e até a próxima edição. ♦


Roger Canesso é editor da revista Educador Musical. Estudou Licenciatura em Música na Universidade do Estado de MG, Formação do editor de livros na Casa Educação e especialização em Projetos Editoriais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNA-BH.


03 | Educador Musical