Carta ao leitor

Ensinar e aprender com jogos

por Roger Canesso | Jun – Jul 2019

Prezado leitor,

Antes de apresentar esta edição, deixo meus agradecimentos a você, leitor, que dedicou um pouco do seu tempo para ler e divulgar nosso trabalho. O diálogo e a relação próxima entre nós é um dos pilares de uma revista.

Prosseguindo com a nossa missão de refletir sobre temas relevantes para a educação musical, apresentamos como tema de capa da 2ª edição um texto de Mirka da Pieva, no qual ela reflete sobre a importância de utilizar jogos na educação musical. A educadora musical lista 10 motivos para incluí-los nas aulas de música. Tão importante quanto incluir jogos nas aulas de música é incluir as crianças no universo musical. É o que faz a educadora musical e pianista Cheisa Goulart, que, por meio do projeto PianoForte, oferece aulas de música para crianças que, devido a limitações financeiras, dificilmente teriam acesso a um ensino musical de qualidade. O Rock Instrumental e a música de Joe Satriani são os temas do plano de aula desta edição. A difícil transição de estudante para profissional é debatida pela pianista e professora Mauren Frey, e a também pianista Aline Boyd aborda os significados e a sua visão da prática no artigo “A Arte da Prática Pianística”. Boyd ainda apresenta a Alda Music Publishing, sua editora musical criada em parceria com o compositor Daniel Taborda. Rosangela Lambert responde a cinco perguntas sobre a Musicoterapia e esclarece muitas dúvidas que pairam sobre essa área tão importante e muitas vezes mal compreendida. Encerramos esta edição com uma seleção de pôsteres musicais que retratam com beleza e criatividade a história da música.

Eu me despeço por aqui, fique na companhia dos nossos convidados e boa leitura.


Roger Canesso é Editor da revista Educador Musical. Estudou Licenciatura em Música na Universidade do Estado de MG e é especialista em Projetos Editoriais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNA-BH.


02 | Educador Musical