Carta ao leitor

Educar o talento

por Roger Canesso | Ago – Set 2019

Prezado leitor,

Partindo da premissa de que a forma como uma criança é educada determinará o seu futuro, o educador musical Shinichi Suzuki (1898 – 1998) concebeu uma filosofia que integra a educação musical à formação do indivíduo. Para o Dr. Suzuki, o desenvolvimento do talento musical não pode ser um ato isolado no processo de formação das crianças. Para ele, educar musicalmente uma criança é, também, um gesto de amor. Movida por profundo amor e gratidão pela Filosofia Suzuki, a educadora musical e violinista Renata Jordão mostra a amplitude e a profundidade do pensamento de Shinichi Suzuki.

Apresentamos ainda uma entrevista com a educadora musical e pianista Fernanda Machado. A musicista tem uma longa trajetória profissional na qual a música e a internet caminham lado a lado. Machado falou sobre aulas de piano online, o papel da internet na educação musical, entre outros assuntos. O ensino de piano também é abordado no artigo de Adriana Moraes. A educadora musical e pianista discute a importância de uma didática e um repertório orientados para o aluno adulto iniciante. Raphael Bender, músico e neurocientista, explica o que é e como se comporta o Ouvido Absoluto, habilidade que intriga e fascina os músicos. A seção “Repertório didático” traz uma peça do compositor e violonista Matteo Carcassi (1792 – 1853). Encerramos esta edição com o livro clássico de Roy Bennett, Instrumentos da Orquestra.

Ótima leitura e até a próxima edição!


Roger Canesso é Editor da revista Educador Musical. Estudou Licenciatura em Música na Universidade do Estado de MG e é especialista em Projetos Editoriais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNA-BH.


02 | Educador Musical