Entrevista

Aulas online são o presente e o futuro da pianista Fernanda Machado

Musicista vê as barreiras para o ensino de instrumento pela internet caírem com os avanços da tecnologia digital

por Redação | Ago – Set 2019

A educadora musical e pianista Fernanda Machado. (foto: divulgação)

Educador Musical: O site pianoclass.com foi lançado em agosto de 1998. Passados 21 anos, como você vê o papel da internet no presente e no futuro da educação musical?

Fernanda Machado: A internet tem um papel importante na educação musical já há muito tempo, desde quando passamos a poder comprar partituras e gravações de qualquer lugar do mundo através de um clique ou, no máximo, um e-mail.

A facilidade de acesso a conteúdos e à comunicação tornou a internet essencial num bom processo educativo. Os recursos virtuais tornaram-se importantes tanto na formação do público quanto do músico.

No meu ponto de vista, o futuro da educação depende das quebras das barreiras geográficas e temporais que a internet proporciona. A grande revolução educacional que há tanto se espera está a começar exatamente no ambiente virtual. Nada mais natural que a educação musical também tenha esse futuro.

Educador Musical: O ensino de música pela internet é uma realidade; entretanto, ainda há receio de muitos professores quanto às aulas de instrumento pela rede. Com base na sua experiência, é possível ensinar com qualidade um instrumento a distância?

Fernanda Machado: A minha experiência mostra que não só é possível, como é maravilhoso ensinar piano a distância, tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Hoje, meu aluno atual mais jovem está com 5 anos de idade e o mais velho com 62 anos. Todos são animadíssimos com as atividades reais e virtuais das aulas.

Educador Musical: Atualmente você trabalha com aulas de piano online. Foi necessário fazer muitas alterações na sua didática para ensinar pela internet?

Fernanda Machado: Existem milhares de formas de alfabetizar, desenvolver e orientar um aluno nas aulas de música. O fato de novas abordagens serem criadas, agora considerando os recursos virtuais, parece-me apenas um processo natural.

Não é preciso mudar a forma de ensino para dar aulas online, é preciso atualizar e renovar a forma de ensino porque o mundo e a vida estão diferentes.

Para quem ainda não o fez, ensinar online será uma aventura fantástica. Você vai aprender muito sobre tecnologia, captação de som e imagem, iluminação, edição de vídeos e imagens, plataformas de comunicação e recursos de ensino digitais.

Educador Musical: Existem diferenças significativas entre o ensino de piano presencial e o online?

Fernanda Machado: Existem algumas sim, e elas são muito interessantes.

Em uma aula presencial, o professor tem a tendência de tocar no aluno, conduzir o movimento e apontar para a partitura. Se parecem vantagens à primeira vista, percebe-se que são desvantagens depois de trabalhar sem fazê-los.

Na aula online, é necessário guiar o aluno para ele mesmo:

  • encostar no ombro e entender o que acontece quando ele relaxa;
  • sentir as próprias articulações e moldar a forma da mão para produzir uma maior riqueza sonora;
  • estar atento e conferir sua própria postura e seus movimentos;
  • expressar-se verbalmente e com precisão ao ler os elementos gráficos da partitura. 

Além desses, há muitos outros aspectos, conhecimentos e habilidades que o aluno passa a dominar melhor exatamente pela necessidade durante a aula. Acaba sobrando muito mais tempo para trabalhar o que interessa, a arte de tocar piano.

No caso específico das crianças, é também muito interessante perceber como elas se concentram muito mais com uma tela na frente. Na aula online, é o professor quem está na tela!

A educadora musical em seu estúdio, durante uma aula online (foto: divulgação)

Educador Musical: O que você considera essencial o professor oferecer aos alunos, nos planos didático e tecnológico, em um curso online?

Fernanda Machado: Seja em uma aula ao vivo ou em um curso gravado, é importante que o aluno possa ver o professor por inteiro, por ângulos diferentes, e ver o seu rosto. As imagens dependem de um equipamento de alta resolução e muita iluminação.

A captação de som deve ser clara e limpa, através de microfones e softwares adequados, sem distorções ou ajustes automáticos.

Em aulas ao vivo, é preciso ter uma internet de banda (muito) larga e estável. O professor deve ter certeza de que, da sua parte, tudo vai funcionar como deve.

Há milhares de plataformas para fazer videoconferências e gravações das aulas. É importante que o professor encontre aquelas que favoreçam seu estilo de trabalho e que ele as entenda bem para poder orientar seu aluno antes e durante as aulas.

Quanto à didática, cada professor tem sua própria. Uma vez que trabalhe de uma forma que ele realmente acredite ser a melhor, tudo correrá bem. 

Não é preciso mudar a forma de ensino para dar aulas online, é preciso atualizar e renovar a forma de ensino porque o mundo e a vida estão diferentes.

Educador Musical: Com quais modalidades de ensino online você trabalha?

Fernanda Machado: Atualmente eu trabalho com aulas e eventos ao vivo, aulas personalizadas por vídeo e cursos gravados.

As aulas e os eventos ao vivo – vídeos, fóruns, masterclasses – são momentos muito interativos. Dependendo dos equipamentos do aluno e do propósito da atividade, eu uso plataformas diferentes para otimizar a captação de som e facilitar a gravação automática do encontro.

As aulas personalizadas por vídeo são mais concisas, pois a prática dos tópicos abordados em aula não ocupa o tempo do vídeo. O aluno grava os resultados musicais, comentários e dúvidas e recebe uma aula com as respostas e orientações seguintes. Sem horário marcado, o aluno pode fazer a aula quando quiser.

Os cursos gravados são os mais delicados. Para que sejam realmente eficientes, precisam de uma preparação cuidadosa. Sem a participação interativa do professor, há sempre o perigo de o aluno ficar com alguma dúvida ou entender algo diferente do que se pretendia.

Eu acredito que estes cursos são muito interessantes, mas devem sempre oferecer um suporte personalizado em paralelo, ou serem usados com o apoio de um professor experiente.

Educador Musical: Você percebe uma abertura dos alunos para fazer aulas de música pela internet?

Fernanda Machado: Esta é uma pergunta interessante. A procura existe, mas também há um ceticismo significativo.

Na PianoClass, os alunos buscam as aulas online por não haver professores de piano nas suas cidades, precisarem de flexibilidade de horários, desejarem uma orientação mais avançada e artística, ou por fazerem questão de aprender conosco.

Assistir a um vídeo ou a outro no Youtube é muito diferente de participar de um curso bem planejado, e mais ainda de receber uma aula feita só para si ou ao vivo. Confundir estas experiências é o que causa certa insegurança nas pessoas.

O que me deixa muito feliz é ver que aqueles que experimentam as aulas online sempre gostam muito do ambiente virtual e acabam utilizando-o também em outras áreas de interesse em suas vidas.

Educador Musical: Gostaria que deixasse uma mensagem para os professores de piano que desejam ensinar online.

Fernanda Machado: Para quem ainda não o fez, ensinar online será uma aventura fantástica. Você vai aprender muito sobre tecnologia, captação de som e imagem, iluminação, edição de vídeos e imagens, plataformas de comunicação e recursos de ensino digitais.

Para quem já tem alguma experiência, continue sempre pesquisando e inovando. A vida digital é ainda mais rápida e fluida e é preciso navegá-la com destreza.

Para todos, não se assustem com os desafios! Leiam, assistam, experimentem e peçam ajuda a quem já tem mais experiência, para não perder tempo nem foco e empreendê-los no que é mais importante: a música e a arte.


Fernanda Machado é pianista atuante em palcos internacionais há mais de 35 anos. Bacharel em Piano, professora na PianoClass (pianoclass.com) e iClassical-Academy (iclassical-academy.com), ministra aulas, cursos e eventos online destinados a alunos de todas as idades e profissionais que buscam fazer e ensinar música ao piano com arte.


03 | Educador Musical